terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A responsabilidade social dos Media e dos Comunicadores

O conceito de responsabilidade social nem sempre acompanha a acção dos meios de comunicação social. O sector vive dias de grande competitividade orientando a prática jornalística para uma certa "agressividade" na obtenção de conteúdos noticiosos. Os escândalos, corrupção, atentados à vida humana ou as notícias cor-de-rosas ocupam espaços informativos privilegiados. Podemos condenar os Media? Podemos, mas não devemos esquecer que a lógica das audiências quase "comanda" o exercício da actividade, e que as audiências são reflexo das preferências do Público!
Mas nem tudo está mal, muito pelo contrário. Existem casos interessantes de responsabilidade social entre os comunicadores. A organização "Whith Our Own Eyes" dedica-se a comunicar as dificuldades vividas no Ruanda dando voz a população local. Este projecto foi desenvolvido pelo fotojornalista alemão Simon Sticker. Trata-se de permitir que populações desfavorecidas, info-excluídas, possam alertar o mundo para os seus problemas, partilhar opiniões e afirmar as suas vontades.
Este modelo não é habitual. Conhecemos muitos projectos internacionais de apoio social, mas SABEMOS O QUE AS PESSOAS ABRANGIDAS REALMENTE QUEREM? Normalmente não. Comida, segurança, educação.... Todos querem! Mas há mais, é preciso ouvir. Neste projecto ouve-se, escuta-se através das imagens que podem ser partilhadas nas redes sociais ou noutros suportes globais de divulgação. As fotografias contam histórias, mostram modos de vida, situações do dia-a-dia.Uma ideia simples mas que pode fazer diferença.
Conheçam o projecto em http://www.withourowneyes.org/

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