segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dia 1 da Cimeira de Copenhaga


Hoje é o primeiro dia da Cimeira do Clima em Copenhaga (COP 15). As primeiras páginas da imprensa mundial reportam a importância deste encontro, que visa negociar e possibilitar um acordo global, para reduzir a emissão de gases com efeito de estufa.
Até dia 18 Dezembro/09, a Dinamarca acolhe as delegações de 192 países. Os principais líderes mundiais marcam presença na cimeira, sendo que o presidente norte-americano e o primeiro-ministro chinês são as personalidades mais aguardadas. Obama deverá chegar nos últimos dias da conferência contrariando a agenda prevista para 9 de Dezembro. Em comunicado, a Casa Branca explicou a alteração dizendo que "há sinais encorajadores de progresso nos contactos e que a participação do presidente será mais produtiva dia 18". Wen Jiabao ainda não anunciou a data em que chega à Copenhaga, no entanto, são já conhecidas as metas propostas para as emissões de dióxido de carbono: redução de 40 a 45% relativamente aos níveis de 2005.
As negociações iniciaram. Os créditos de carbono e a ajuda aos países em desenvolvimento são temas conflituosos. Que contrapartidas e concessões serão exigidas e feitas? Até onde os países ricos podem chegar?
Há 12 anos atrás, em Kyoto foram definidas metas concretas que não foram cumpridas. Agora, Copenhaga declara objectivos bastante mais ambiciosos, tanto quantitativamente como qualitativamente. Estaremos mais uma vez a assistir a uma "fogueira das vaidades" ou terá o mundo finalmente entendido a mensagem das alterações climáticas?

Sem comentários:

Enviar um comentário