segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Grécia, um déjà vu...


Um ano após os violentos conflitos que quase transformaram a capital grega numa zona de guerra, provocando elevados prejuízos económicos e sociais, Atenas está novamente a ferro e fogo! A morte do jovem Alexandros Grigoropoulos, de 15 anos, alvejado pela polícia quando participava numa manifestação contra a crise económica foi o mote para os distúrbios de 2008. Ontem, dia 06 de Dezembro/09, e na celebração do primeiro aniversário da morte do jovem, foi organizada uma manifestação com cerca de 3000 participantes. Segundo o Jornal Público Jovens encapuçados, alguns deles "anarquistas, vindos de Itália e Espanha", interromperam o desfile para apedrejar transeuntes, partir montras e incendiar caixotes de lixo, informaram as autoridades. Nos confrontos, ficaram feridos dois civis e quatro dos 6000 agentes mobilizados para impedir uma repetição dos distúrbios do ano passado. Registaram-se também 80 detenções.

A tranquilidade não regressou a urbe ateniense. Hoje foram mais de 5000 manifestantes a protestar junto ao parlamento. A polícia travou a marcha com gás lacrimogénio.

A retórica de Socrátes foi esquecida. A Grécia vive momentos difíceis que ultrapassam claramente a dimensão das suas ilhas.

A foto de Yiorgos Karahalis/Reuters mostra a detenção de um menor.

Sem comentários:

Enviar um comentário